Sunday, 13 de February de 2005

Finalmente consegui interromper o ritmo alucinante deste princípio de 2005. Podem me chamar de louco, mas dediquei algumas das minhas primeiras horas de folga no ano para avaliar os efeitos do nosso Festival de Verão - posts muito bons previamente selecionados e distribuídos por todo o mês de janeiro.
Por aqui, 51 visitantes registraram 108 comentários em 29 deles. Fora, um sorriso da Raquel, um agradecimento do Daniel (mesmo atrasado, não seja por isso!) e uma bronca do Vincent Vega:
Isto significa que estou voltando a postar textos inéditos, ao invés de exibir reprises de posts antigos e alheios, como alguns blogueiros andam fazendo. Não cliquem no link! Vetem as marmotas preguiçosas!
É, admito que um mês de “férias do blog” podem provocar contra-indicações, mesmo sendo “de brincadeira”:
… Vamos ser francos, queremos é você. A torcida pede, deixa de enrolação cara. :) - Reginaldo Siqueira
Está sem imaginação, né? Postando coisa antiga e ainda por cima de terceiros? Tsc, tsc… - Daniela Castilho
Teve outro efeito colateral, mas proposital: a polêmica. E desde já, a ressalva que não fiz por julgar desnecessária: as idéias apresentadas, mesmo bem encadeadas e embasadas, não correspondem necessariamente a minha opinião.
O campeão de discussões (13 vozes) foi num texto sobre desenhos animados dos anos 70 e 80 - foi muito legal ver a turma defendendo seus pontos de vista. Ao mesmo tempo, alguns amigos, sabedores da minha paixão por assuntos nostálgicos, ficaram boquiabertos:
Honestamente Marmota, está com preguiça de escrever? Pra colocar textos como esse… Então deixe o blog desatualizado mesmo. - Fatdragon
Textos polêmicos também chamam a atenção da galera que costumo chamar gentilmente de “internauta-padrão”. Aquele que define a Internet como uma incrível terra sem lei, onde é possível encontrar tudo e, quando não conseguem encontrar, basta um e-mail encabeçado por um “gostaria que você me mandasse”.
São mentes já vão logo mostrando sua capacidade sem sequer identificarem os autores dos textos - por isso, Ricardo, não se preocupe: quem possui um bólido modificado não vai passar pela sua casa, mas sim pela minha:
É claro que vc não vai publicar meu comentário… mas a intensão era somente mostrar para vc, que pelo fato de não gostar de alguma coisa, não quer dizer que somente sua opinião esta correta… pra mim, isso é somente inveja.. E O TAMANHO DA TUA INVEJA É A FORÇA DO NOSSO SUCESSO. - Carlos, um “internauta-padrão”
Felizmente, a maioria dos nossos visitantes passam longe dessa definição - e opinaram com maestria sobre a vasta gama de temas que passaram por aqui em janeiro: casamento, Orkut, urbanismo exagerado, liberdade, viagens, Natal, Carnaval e até drogas:
A hipocrisia e o moralismo barato são os responsáveis por ainda não se ter descriminalizado as drogas no Brasil. Com a medida, já adotada em países como a Holanda e em vias de ser implantada no Canadá, a receita monstruosa arrecadada pelos traficantes cairia nos cofres do Estado - que, ao invés de assumir o problema, se esconde. Além do mais, sem a sensação de que estaria cometendo um “crime” ao comprar as drogas que consume, o usuário teria até mais condições de lutar contra o vício, sem humilhação ou preconceito. Combater a descriminalização das drogas é fazer o jogo dos reis do tráfico. Atitude burra, burríssima. - Fábio
O fato é que, gostando ou não do que leram, todos que passaram or aqui em janeiro experimentaram uma das razões pela qual os blogs se popularizaram tão facilmente: as pessoas que estão por trás deles.
Eu mesma tinha um certo preconceito com relação aos blogs, até cair aqui no MMM. Mas logo fui vasculhando links e conhecendo outros e muitos blogs interessantes. Tanto que até acabei criando o meu. Verdade que quase ninguém entra, mas é bom saber que criei um cantinho na web onde as pessoas podem ter acesso à poesia e prosa de qualidade. Sem contar que também posso mostrar um pouquinho do que escrevo, nem que seja só para meus amigos! Sobre aqueles que apenas criticam essa ótima ferramenta de comunicação, são pessoas que opinam se ter conhecimento suficiente sobre o assunto… Um ótimo 2005 pra ti! - Débi
Enfim, posso dizer que valeu a experiência: além de ter republicado textos que eu jamais teria condições de escrever, pude passar todo o mês pensando nos desafios que terei pela frente. Deu tempo até de fazer uma “maluquice” - em nome da coragem, palavra de ordem deste 2005.
E se eu conseguir tirar férias em janeiro de 2006, ano que vem tem mais.
Muitos comentários: 5 »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URI



Digam o que disserem, fiquei demasiado orgulhosa por ter um texto meu publicado aqui na sua seleção. E quanto ao seu último comentário no meu blog, preciso confessar que ele não me sai da cabeça. Sério, você me fez mesmo parar para pensar na forma como eu mesma interpreto o que eu sinto. Beijos!
Comentado por Roberta Febran — Monday, 14 de February de 2005 às 3h07
Faço minhas as palavras da Roberta. :)) Mas tb já estou com saudades dos teus textos, Marmota. :P
Comentado por Raquel — Monday, 14 de February de 2005 às 5h08
Não conta pra ninguém, mas eu acho a sua idéia de Festival de Verão genial. É muito legal saber que tipo de texto lhe agrada, acaba nos revelando um pouco mais da marmota que existe dentro de você.
E em relação às polêmicas, eu acho isso a chave-mestra das relações humanas. Nada melhor do que uma boa discórdia para trocarmos idéias e descobrimos outros pontos de vista.
Comentado por Vincent Vega — Monday, 14 de February de 2005 às 10h40
Valeu pela dica, Marmota! :D
Comentado por Raquel — Monday, 14 de February de 2005 às 13h53
Viva o debate, sempre!
E o teu festival de verão manteve o excelente nível do blog durante os outros meses do ano. Parabéns!
Abraço!
Comentado por Fábio — Monday, 14 de February de 2005 às 14h13