Quem somos Projeto Pesquisa Programas Apresentação
Projeto

Desenvolvimento do trabalho

Viabilidade mercadológica

Experiências similares no rádio

Fontes de consulta

tormentospeq.gif (4427 bytes)

PROJETO

tormentospeq.gif (4427 bytes)

Viabilidade mercadológica

graf1.gif (7225 bytes)Pode-se dizer que em 1996, quando o jornalismo surgiu com maior força dentro do FM, o rádio começou a viver uma transformação: o ouvinte, atrás de entretenimento nesta faixa do dial, também passou a ter disponível informações com a mesma qualidade de som. Este item apareceu algumas vezes em nosso questionário. Da mesma forma, o programa Band Esporte, em FM, aparece em nossas respostas em volume igual a outros tradicionais programas de AM.

Um dos programas em AM mais citados na pesquisa atualmente não está no ar. É o “Record nos Esportes”, comandado pela equipe de Fiori Giglioti, na Rádio Record AM. Em junho de 99, o segmento foi tirado do ar temporariamente, exatamente por contenção de despesas. Conversamos com o departamento comercial da emissora, e eles foram claros: “Antigamente, seis ou sete emissoras investiam no segmento esportivo de uma maneira expressiva. Hoje, são apenas três”, destacando de maneira separada o trabalho feito na Band FM. O time de Fiori Giglioti da Rádio Record voltou recentemente, “enxugado” e “reciclado”.

graf2.gif (5335 bytes)Outro argumento que pode ser levantado refere-se às qualidades necessárias para um programa como o “Grandes Tormentos do Esporte”. Por ser em FM, ele deve ser leve, dinâmico, divertido, bem-humorado, e acima de tudo, com credibilidade e informações relevantes. Todos estes itens aparecem com frequência em nosso questionário de pesquisa, como sendo qualidades imprescindíveis para um ouvinte em potencial ouvir um programa desse tipo.

Ficamos surpresos com a aparição do item “Música” (22%), mostrando que o público de FM realmente busca não só a informação, mas também o entretenimento. Em nosso projeto, pelo fato de ser essencialmente informativo, não pensamos na inclusão de músicas no decorrer do programa. Mas, para efeito de uma possível veiculação futura, a experiência com músicas pode ser tentada.

graf3.gif (3193 bytes)Por fim, estamos acompanhando o surgimento de novos programas esportivos no FM, que como indica o nosso questionário, possui uma boa audiência. Entre as novidades que apareceram em 1999, destacamos o “Estádio 97” (Energia 97 FM, 97,7 MHz - Seg. a Sex. das 19h às 20h). Uma idéia bastante simples: quatro apresentadores, cada um torcendo para um dos grandes times de São Paulo, se reúnem e batem papo entre si e com os ouvintes, além de distribuir prêmios. Este programa conseguiu encontrar um bom nicho de mercado e, segundo suas próprias informações, estão alcançando um bom desempenho no horário.

Pela nossa pesquisa, o Estádio 97 aparece em segundo lugar, bem longe do tradicional Band Esporte. Aliás, em nossa pesquisa, aparece também um programa que já não existe mais, o 89 Gol (Rádio 89 FM, segundas-feiras, 22h). Segundo a emissora, este programa, no formato de “mesa redonda”, saiu do ar por não ter dado o retorno desejado. Infelizmente, o 89 Gol saiu do ar antes da estréia do Band Esporte, época em que o esporte começava a aparecer mais no FM.

graf4.gif (6360 bytes)

| Quem Somos | Projeto | Pesquisa | Programas | Apresentação |

Gostou? Não? Então manda um e-mail: clique aqui
1999 - 2003 marmota . org